A menstruação é um fenômeno feminino que ocorre na adolescência e que vem acompanhada de diversas dúvidas e crenças, que confundem a cabeça das mulheres. Muitas acreditam que o sangue eliminado mensalmente é ‘sujo’ ou questionam se é possível contrair doenças sexualmente transmissíveis durante o período. Dito isto, confira a seguir os principais mitos e verdades sobre esse assunto.

Mulheres que convivem juntas menstruam na mesma época. MITO: Há quem acredite nesta informação, porém, cada mulher tem um ciclo ovulatório independente, assim a convivência não interfere.

Andar descalça e lavar o cabelo piora a cólica. DEPENDE: A relação para esse fato não está ligada diretamente ao andar descalça ou lavar o cabelo, mas sim na friagem que corpo pode receber. Isso porque no frio os vasos sanguíneos ficam mais comprimidos, o que acaba dificultando a passagem de sangue e, consequentemente, aumentando o incômodo.

A menstruação favorece o aparecimento de acne. VERDADE: No período pré-menstrua, o aumento da progesterona eleva a oleosidade das glândulas sebáceas da pele, podendo sim favorecer o aparecimento ou aumento de acne.

Ter relação sexual no período menstrual é mais prazeroso. DEPENDE: Essa questão é muito pessoal, tem mulher que prefere, mas a maioria tem um aumento da libido no meio do ciclo.

Suspender a menstruação faz mal à saúde. MITO: Não, mas é necessário ter cuidado com a contracepção de progesterona a longo prazo, apenas para não ter diminuição na densidade óssea. Por isso, antes de tomar qualquer atitude que envolva a saúde do seu corpo converse com um especialista para saber qual o método mais adequado para seu organismo.

Transar menstruada aumenta o risco de transmitir doenças sexuais. VERDADE: As DSTs são transmitidas por meio do sangue, o que faz aumentar o risco de contração de doenças. Além disso, nesta fase o colo do útero permanece aberto e, assim, mais suscetível a uma possível contaminação.

‘TPM’ existe. VERDADE: A diminuição do estrogênio gera sintomas em muitas mulheres, cerca de 80% sofrem com eles. Estima-se que existam cerca de 150 incômodos, entre físicos e emocionais, que podem comprometer a qualidade de vida delas nesta fase.

Na menstruação, o corpo elimina o sangue que não é útil. MITO: Não existe sangue que não seja útil ao organismo. O da menstruação é o sangue usado pelo organismo na preparação do útero para uma possível gestação. Na ausência da gravidez, ele é expelido naturalmente e não apresenta nenhuma purificação.

Alguns fatores emocionais influenciam a duração e intensidade do fluxo no ciclo menstrual. VERDADE: Os fatores emocionais influenciam a ovulação e muitas mulheres podem não menstruar por determinados ciclos e, quando isso ocorre, o próximo ciclo pode ter o fluxo mais intenso.

Praticar atividade física regular e ingerir chocolates melhoram a TPM. VERDADE: Os exercícios físicos e a ingestão de chocolate liberam no corpo o hormônio da felicidade, a endorfina. Como algumas características da TPM são tristeza, melancolia e depressão, esses atos dão um alívio aos sintomas.

Ficou com mais alguma dúvida? Converse com seu médico! “Confie no especialista. Os ginecologistas estão acostumados aos mais diversos problemas de saúde, além de necessitarem, por lei, garantir o sigilo das conversas no consultório. Então deixe a vergonha de lado e não fique com receio de expor suas preocupações”, alerta Noriler.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*