Para algumas mulheres ser mãe é um dos momentos mais importantes em suas vidas. E para que esse momento seja de felicidade e saúde, é preciso garantir que tudo esteja em ordem e que a mulher esteja preparada antes de engravidar.

Pensando nisso, a ginecologista e obstetra de São Paulo, Dra. Maria Elisa Noriler dá algumas dicas para você que pretende engravidar no próximo ano.

Visite seu ginecologista – Marque com o especialista de sua confiança uma consulta pré-concepcional para a realização de alguns exames sanguíneos e físicos, controle de peso, atualização da carteira de vacinação e iniciação de alguns medicamentos importantes para saúde da mãe e de seu bebê.

Cuidado com a alimentação – Aposte em uma alimentação que conte com cinco a seis refeições por dia e com consumo maior da quantidade de frutas e vegetais. Além disso, vale também incluir na alimentação fibras, grãos e cereais integrais. Esse tipo de dieta ajuda a estabilizar as funções hormonais e assim contribuem para que a mulher consiga ter um filho.

Abandone os maus hábitos – Para a mulher o hábito de fumar é capaz de reduzir a fertilidade em 25%. Além disso, ela pode apresentar maior incidência de irregularidade menstrual, amenorreia e até aceleramento da menopausa. Já o álcool compromete em 80% a capacidade de engravidar e aumenta o risco de aborto e interfere no desenvolvimento fetal.

Conheça o seu ciclo menstrual – Isso ajuda a identificar quais são os melhores dias para a concepção. “Geralmente, em um ciclo normal, que dura em torno de 28 dias, a ovulação costuma acontecer na metade do ciclo. Sendo assim, existe maior possibilidade de engravidar se o ato sexual ocorrer no período de dois a três dias antes do provável dia fértil”, explica a ginecologista.

Cuidado com as emoções – O estresse e a ansiedade podem alterar o ciclo menstrual e comprometer a ovulação. Por isso, a mulher deve tentar se manter tranquila e para isso pode apostar em atividades físicas, momentos de lazer e relaxamento.

Tenha paciência – Alguns casais podem demoram até um ano para conseguir engravidar. E apenas uma pequena parcela deles consegue conceber no primeiro mês de tentativas. Por esse motivo, seja paciente ao longo do processo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*