Atualmente, existem diversos tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado, a pílula anticoncepcional, a camisinha, o DIU (Dispositivo Intrauterino) e o implante subcutâneo. Essa última opção é um microbastão flexível e biodegradável de 4 cm de comprimento, com duração de anos, produzido por um material plástico especial – chamado EVA (etileno vinil acetato) – composto apenas de etonogestrel, um tipo de progesterona.

O implante subcutâneo é indicado para mulheres que não desejam engravidar por um longo período de tempo. “O bastonete é implantado no antebraço por meio de uma microcirurgia com anestesia local. O procedimento demora cerca de 10 a 15 minutos e é completamente indolor. Ele libera todos os dias uma quantidade de hormônio sintético, de maneira gradual e uniforme, impedindo a ovulação.

Além de evitar uma gravidez indesejada, o método apresenta como vantagens: a redução de dores ligadas à endometriose, diminui os sintomas da TPM, pode ser usado logo após o parto e durante o período de amamentação, sua remoção pode ser feita em qualquer momento e a volta da fertilidade ocorre em um curto período de tempo. Além disso, dura até três anos, o que torna desnecessária a constante manutenção e, após o tempo indicado de uso, é feita a remoção e a paciente pode escolher pela passagem de um novo implante, caso tenha vontade de manter o mesmo método.

Apesar da eficácia e segurança do implante subcutâneo de progesterona, o ideal é sempre consultar a opinião de um especialista. Evite optar por um método contraceptivo com base na indicação de outras colegas, pois o que funciona para ela pode não ser o ideal para você. Converse com seu médico ginecologista, apenas ele poderá afirmar se esse é o tipo adequado para o seu caso.