Obstetra explica cuidados necessários para aproveitar a festa de acordo com cada fase da gravidez 

Muitos brasileiros já estão na contagem regressiva para a festa mais animada do ano, o carnaval. E até mesmo as futuras mamães, se seguirem certos cuidados e dependendo do trimestre que estiverem, estão liberadas para aproveitar este momento de comemoração.  

Além de ingerir muito líquido, preferir sapatos baixos e não optar por fantasias muito pesadas que podem machucar a barriga, existem alguns cuidados especiais que devem ser tomados conforme a fase de gestação em que a futura mamãe estiver. 

Confira quais são essas dicas de acordo com a ginecologista e obstetra de São Paulo, Maria Elisa Noriler.
 

Primeiro trimestre  

Desde que a gestação não apresente riscos, o esforço físico pode ser normal, já que a barriga ainda mal aparece. Porém, é importante prestar atenção na alimentação, hidratação e se certificar de repor todas as vitaminas perdidas durante a festa. "O bebê está em desenvolvimento e precisa de nutrientes, por isso, se a mãe gastar muita energia, é preciso repor. É sempre bom ter uma garrafinha de água e lanches rápidos por perto, como bolachas a base de cereais, biscoito de polvilho e frutas”, explica a obstetra.

É aconselhável evitar lugares que tenham fumaça ou spray de espuma, para não correr o risco de inalar substâncias prejudicais ao bebê.  Não consumir qualquer tipo de bebida alcoólica e. se a festa for durante o dia, é imprescindível o uso do protetor solar.

Segundo trimestre 

As gestantes se sentem muito dispostas neste período e os cuidados anteriores continuam valendo. Porém, agora a barriga está mais visível, então é recomendado evitar lugares muito cheios para não correr risco de sofrer movimentos bruscos ou lesões na área do abdômen. O conforto é essencial para continuar aproveitando o carnaval durante este trimestre, então opte por roupas mais leves e sapatos confortáveis. 

Terceiro trimestre 

Nesta fase é muito importante respeitar os limites do corpo, já que a disposição da gestante não é das melhores devido ao peso da barriga, que agora pode chegar a incomodar e causar mais cansaço. Para evitar as famosas 'quedas de pressão' evite lugares abafados, mas se não tiver outra solução, procure sair em intervalos de 20 minutos para tomar ar fresco. "Futuras mamães que vão curtir a folia não exagerem e “ouçam” os sinais do seu próprio corpo. Caso fiquem com algum receio ou dúvida, conversem com seu médico obstetra e boa folia!", finaliza a especialista.