Dia 5 de fevereiro é o Dia Nacional Mamografia, data criada com objetivo de incentivar as mulheres a realizar este procedimento que tem como finalidade estudar o tecido mamário e é o principal exame para detectar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações.

De acordo com uma Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40% das brasileiras, de 50 a 69 anos, não fazem a mamografia. Essa idade é definida como prioritária para a realização do exame preventivo pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda que pelo menos 70% das mulheres sejam avaliadas periodicamente.

Segundo a ginecologista e obstetra da Maternidade Pro Matré, Maria Elisa Noriler, mulheres acima dos 40 anos devem fazer o exame anualmente ou quando o médico julgar necessário de acordo com a inclusão da paciente no grupo de risco. O procedimento pode ser realizado nas duas mamas, tendo o nome de mamografia bilateral ou em apenas uma, sendo chamada de mamografia unilateral.

Este é um exame que pode causar dor porque comprime as mamas em um aparelho de raio X apropriado, com baixa radiação, chamado Mamógrafo e esta é uma área normalmente sensível. Para aliviar o incômodo, a dica de Maria Elisa Noriler é realizar o procedimento fora do período pré-menstrual .

No dia da mamografia, vale apostar em alguns cuidados. “Orientamos as pacientes a não utilizar creme, talco ou desodorante na região das mamas e axilas. Aconselha-se também o uso de roupas com duas peças, para que somente a parte superior seja retirada durante o procedimento. E para as que já foram submetidas ao exame outras vezes, o ideal é que levem sempre o último resultado para comparação”, finaliza a especialista.