Dor de cabeça, cólicas, irritação, sensibilidade e a vontade de comer doces são alguns dos sintomas que, assim como muitas mulheres sabem, acompanham o período pré-menstrual. E atrapalham, inclusive, a vida pessoal e profissional da mulher, muitas pedem demissão do emprego ou terminam um relacionamento durante este momento.

De acordo com uma pesquisa feita pela Unicamp (Universidade de Campinas), pelo menos 80% das mulheres brasileiras sofrem com os desconfortos da TPM. Pensando nisso, a ginecologista de São Paulo, Dra. Maria Elisa Noriler, listou algumas dicas sobre o que fazer o que evitar durante os dias que antecedem a menstruação, que podem ajudar a tornar este período menos turbulento. 

O que fazer: 

1. Exercícios Físicos –  Atividades físicas, como musculação e corrida, liberam endorfinas, que trazem a sensação de bem-estar e prazer, relaxam e ajudam no funcionamento de intestino.
Outra dica é realizar atividades de alongamento como yoga, que auxiliam na normalização dos níveis de adrenalina e no controle da ansiedade.

2. Alimentação correta – Aposte em aveia, abacate ou banana, esses alimentos são ricos em magnésio, nutriente capaz de realizar mais de 300 reações enzimáticas, que ajuda a relaxar o sistema nervoso e muscular. Outra vitamina que pode auxiliar durante este período, são os vegetais escuros, que possuem grandes níveis de cálcio, responsáveis por diminuir as crises de cólica.

3. Carboidratos Integrais – O alto teor de fibra presente em carboidratos integrais evita a prisão de ventre e alguns desconfortos gastrointestinais que se acentuam durante a TPM.

O que evitar: 

1. Chocolate – O famoso chocolate é, na verdade, um grande vilão para os dias de tensão pré-menstrual, isso porque, a sensação de bem-estar imediata não compensa o que vem em seguida. Devido a cafeína presente em sua composição, o consumo desde doce intensifica as oscilações de humor e irritabilidade. 

2. Evite situações que possam gerar estresse – Se possível, procure evitar situações em que você possa vir a se sentir irritada ou pressionada. Procure realizar atividades que geralmente te deixem relaxada, como assistir a um filme, ler seus livros favoritos ou ouvir músicas que te confortem.

3. Bebidas alcoólicas – O álcool, assim como o chocolate, traz uma sensação de prazer imediata, no entanto, seu consumo acentua a retenção de líquidos, aumenta a irritabilidade, e além disso alterar o ciclo do sono da mulher, gerando sonolência excessiva ou insônia.

De acordo com a especialista, o quadro e o tempo de duração da TPM varia de organismo para organismo, porém, normalmente dura entre a 10 a 14 dias e podem ser classificados em quatro grupos: 

Tipo A – Ansiedade, irritabilidade e oscilação de humor;
Tipo C – Dores de cabeça, cansaço e compulsão alimentar;
Tipo D – Descontrole emocional;
Tipo H – Dores nos seios, inchaço e retenção de líquido.

“A escolha do tratamento vai de acordo com as queixas da paciente, as vezes é necessário prescrever anti-inflamatórios ou tratamentos hormonais, por isso é muito importante consular um ginecologista para obter maior sucesso no controle dos sintomas da TPM”, finaliza Elisa.