São Paulo, xx de setembro de 2015 – Muitas mulheres ainda têm receio de praticar o sexo anal devido aos medos, dúvidas e mitos. A ginecologista do grupo Hospital Santa Joana e Maternidade Pró Matre, Maria Elisa Noriler, esclarece e orienta o que é mito e verdade sobre os prazeres e cuidados do sexo anal.

1- É normal ter dores durante o ato sexual.
Mito. Se a mulher sente dor precisamos afastar processos inflamatórios ou infecciosos. Até mesmo fatores relacionados à diminuição da lubrificação vaginal podem trazer dores.

2- Não precisa usar lubrificante. A saliva já é o suficiente para lubrificar.
Mito. Para pacientes jovens a saliva funciona bem, mas para mulheres na menopausa o uso de lubrificantes e hormônio tópico são os mais indicados.

3- É necessário fazer uso do “chuveirinho” antes da relação
.
Mito. Essa prática não é indicada nem antes e nem após a relação sexual, o que inclui também as duchas internas na vagina.

4- Tomar laxante antes faz com que não ocorra nenhuma “surpresa”.

Mito, pois se a paciente não está com nenhuma alteração do hábito intestinal, como por exemplo, a diarreia, não terá problema algum na relação sexual.

5- Fazer sexo anal alarga o ânus.
Mito. O ânus tem um anel muscular, chamado de esfíncter anal, que tem a capacidade de dilatar e contrair, sem causar nenhuma alteração.

6- É preciso usar camisinha, pois há diversas chances de obter Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Verdade. A camisinha é uma barreira de proteção para HIV, sífilis, gonorreia, cancro e muitas outras.

7- O melhor método para começar a praticar sexo anal é estar relaxada e ir aos poucos.
Verdade. Como o ânus tem o esfíncter muscular é mais difícil a penetração anal do que a vaginal, então a mulher precisa estar bem relaxada e também é indicado usar bastante lubrificante para não sentir desconfortos.

8- Sexo anal causa hemorroidas.
Mito. A prática não é causadora de hemorroida, mas a mulher que já tiver o problema deve tomar cuidado com o sexo anal, pois tem um risco maior de sangramento.

9- É normal ocorrer sangramento após a relação.
Mito. O sangramento não é normal. Pode ser que tenha faltado lubrificação ou cuidado com a penetração. Lembre-se de sempre fazer o que te der prazer.

10- Existem contraindicações para a prática do sexo anal.

Verdade. Quando há hemorroida e/ou fissura anal não é recomendável a prática.