São Paulo, agosto de 2015 – O ato de amamentar traz diversos benefícios não só para o bebê, como também para as mamães. Além do vínculo se tornar mais forte entre mãe e filho, a perda de peso adquirido na gestação é mais rápida, assim como auxilia a volta do útero ao estado normal mais rapidamente. Porém, muitas vezes, principalmente na primeira gestação, é comum aparecerem algumas dúvidas. A ginecologista do Grupo Santa Joana e Pró Matre, Maria Elisa Noriler, esclarece e orienta sobre como aproveitar da melhor maneira dessa época única, indicada para durar de 12 a 24 meses.

Evite rachaduras e estrias:

– Prepare o mamilo durante toda a gestação, com esfoliação durante o banho com bucha vegetal. Durante a amamentação não esqueça de usar, após as mamadas, pomadas a base de lanolina;

– Exponha os mamilos em banho de sol por 30 minutos diários;

– A concha de silicone também é indicada para usar quando apresentar vermelhidão e ardência nos mamilos nos primeiros dias de amamentação, pois evita o atrito com o sutiã ou protetores de mamilos e diminui a incidência de fissuras mamilares;

– Tenha uma alimentação rica em proteínas;

– Use um bom creme anti-estrias na barriga, seios e quadris e não aumente excessivamente de peso (não recomendado aumento mais que 12kg).

 

Os seios ficarão murchos?

O ato de amamentar não é o responsável pela diminuição de volume das mamas. Elas diminuirão de tamanho mesmo que não amamente, pois é o ciclo fisiológico da involução das mamas após a gravidez.

 

Próteses de silicone atrapalha?

Não, pois as próteses são colocadas atrás das glândulas mamárias e a maioria das incisões são feitas por baixo dos seios ou pelas axilas. O prejudicial é quando a incisão é feita pela aréola podendo “obstruir” alguns canais.

 

Bicos de silicone:

São aconselháveis para quando a mulher tem mamilo invertido ou plano.

 

Curiosidades sobre o corpo da mulher:

– Amamentar consome em média 800 calorias por dia;

– Ajuda a volta do útero ao tamanho normal;

– Reduz risco da mulher desenvolver doenças cardíacas e diabetes após a gravidez;

– Sensação de bem-estar.

-Diminui o risco de câncer de mama.

 

Sobre a especialista: Dra. Maria Elisa Noriler é Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. É Médica Preceptora de Ginecologia e responsável pelo setor de Ginecologia Endócrina InfantoPuberal e Climatério do Hospital Municipal Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha desde fevereiro de 2010 e também médica plantonista de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Santa Joana e da Maternidade Pró Matre de São Paulo.